Um projeto da marca Needs, da RD-RaiaDrogasil, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) tem contribuído com a dignidade menstrual de pessoas de comunidades vulneráveis em 62 municípios do Pará. O Movimento#PraQuemMenstrua atua com iniciativas divididas em três pilares principais: contribuir com a transformação cultural da comunidade; melhorar a infraestrutura local com construção de estações de lavagens das mãos; e capacitação de profissionais de educação. A iniciativa contou com a participação da 35, agência responsável pela construção da estratégia e de toda a comunicação digital da campanha.
Desde o início da campanha, o movimento já apoiou 10 mil adolescentes e jovens com a distribuição de mais de 30.000 absorventes nas comunidades, além do fornecimento de guias didáticos da menstruação, para meninas e meninos que menstruam. A parceria da Needs com o UNICEF também viabilizou, até o momento, a instalação de estações para lavagens de mãos em oito comunidades, beneficiando diretamente 1.600 crianças e adolescentes.
O projeto, que impactou principalmente os municípios no estado do Pará, também foi responsável por realizar rodadas de capacitação, beneficiando 408 escolas e 1.142 profissionais da Educação. Já nas rodas de conversas com adolescentes, são mais de 2.000 jovens engajados nas atividades. Ao todo, 5 mil pessoas foram impactadas direta ou indiretamente, destas 3 mil menstruam. Além das rodas de conversa com moradores e familiares, o projeto levou formação de grupos de apoio e treinamentos sobre práticas de higiene.
O objetivo principal do projeto é o de garantir que pessoas que menstruam passem por este momento com dignidade, com acesso aos insumos necessários e informação de qualidade. As histórias dessas pessoas e o impacto que a campanha trouxe para suas vidas foram documentados em 5 vídeos, com imagens e entrevistas captadas pelo UNICEF durante missão em campo, com produção e edição da 35. Os filmes, que serão lançados no perfil da Needs @somoneeds no Instagram, mostram a importância do debate e de uma atuação consistente para garantir a dignidade menstrual de pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade social.
É o caso de Sofia Oliveira do Rosário, 16 anos, que mora na Ilha de Cotijuba (PA) e ressalta a importância de uma iniciativa como esta. “Se você chegar na rua para uma criança ou uma adolescente e perguntar o que é menstruação, ela não vai saber responder”, enfatiza Sofia. Ela complementa que a partir dessas rodas de conversas, é implantada uma semente na cabeça de cada jovem para que as suas vozes sejam ouvidas.
“Embora a menstruação seja uma condição natural, o tabu, o preconceito e a falta de políticas públicas específicas provoca uma cascata de consequências que impactam a saúde física, emocional e psicológica de milhares de pessoas que menstruam. Sem infraestrutura e itens básicos de higiene, crianças e adolescentes deixam de ir às escolas e de participar de atividades de socialização, profissionais deixam de ir trabalhar e endossa-se um ciclo de vergonha, desconforto, insegurança e desconhecimento. O Movimento #ParaQuemMenstrua atuou nos principais gargalos da dignidade menstrual, contribuindo para uma lacuna extremamente importante para a promoção da saúde e do bem-estar geral das comunidades impactadas”, ressalta Maria Susana de Souza, vice-presidente de Gente, Cultura e Sustentabilidade da Raia Drogasil.
“A pobreza menstrual é caracterizada pela falta de infraestrutura, recursos e até conhecimento por parte de pessoas que menstruam para cuidados envolvendo a própria menstruação. Ela afeta pessoas que vivem em condições de pobreza e situação de vulnerabilidade, por isso é fundamental ações e políticas de saúde para reverter o quadro de pobreza menstrual do Brasil e garantir direitos a cada pessoa que menstrua no País”, diz Rayanne França, oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do UNICEF no Brasil.
Semana da Dignidade Menstrual
Em comemoração ao dia 28 de maio, data dedicada à conscientização da higiene menstrual desde 2014, o #ParaQuemMenstrua irá promover, de 28 de maio e 6 de junho, a Semana da Dignidade Menstrual em Belém. O evento irá promover diversas atividades, tanto para o público-alvo quanto para a população em geral. Gestores públicos também são convidados a participar de conversas com foco em políticas públicas de saúde. A expectativa é a de dobrar o número de adolescentes engajados nas ações, somente com as ativações realizadas nessa semana.
Dados do estudo “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, feito pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o UNICEF mostram que, no Brasil, mais de 4 milhões de meninas sofrem com pelo menos uma privação de higiene nas escolas e 713 mil não possuem banheiro ou chuveiro em casa.
Sobre o projeto
O investimento foi realizado por meio da destinação de parte das vendas de absorventes da marca Needs, disponíveis nas farmácias e e-commerce da Droga Raia e da Drogasil, e pela alocação de fundos da RD-RaiaDrogasil nas iniciativas “Água e Higiene nas escolas”, e “dignidade menstrual”, do UNICEF, que contribuem para transformar áreas vulneráveis em ambientes adequados às crianças e adolescentes, com banheiros, água, saneamento e distribuição de itens de higiene pessoal.
“Apoiar o debate acerca da dignidade menstrual é entender que esse não é um problema apenas da falta de absorvente, mas uma questão muito mais ampla, que tem suas raízes na desigualdade social. A parceria com o UNICEF é mais uma iniciativa para reforçar nosso compromisso com a saúde e o bem-estar das comunidades mais vulneráveis do País e deixar um legado de cuidado e empoderamento para as pessoas que menstruam”, explica Maria Susana de Souza, vice-presidente de Gente, Cultura e Sustentabilidade da Raia Drogasil.
Sobre a RD-RaiaDrogasil – A RD – Gente, Saúde e Bem-Estar foi formada em 2011, por meio da fusão entre a Droga Raia e a Drogasil, que combinam mais de 200 anos de história no varejo farmacêutico brasileiro. Com o propósito de “cuidar de perto da saúde e do bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida”, o grupo tem acelerado, desde 2020, sua estratégia de saúde, com aquisições de startups e o lançamento da Vitat, ecossistema de saúde integral que promove serviços e programas focados em alimentação saudável, exercícios, sono, saúde mental e promoção da saúde. O grupo também possui as marcas próprias Needs, Vegan by Needs, Nutrigood, Triss e Caretch, além do próprio marketplace, voltado para produtos de saúde, bem-estar e beleza. Com presença em todos os Estados, a empresa conta com 2.500 farmácias distribuídas pelo País e prevê a abertura de 260 farmácias em 2022. Em sua estratégia de ESG (ambiental, social e governança), a RD tem como meta ser a empresa que mais contribui para uma sociedade saudável no Brasil, com ações divididas em três pilares principais: Pessoas, Negócios e Planeta mais Saudáveis. A RD ainda é signatária da ONU Mulheres (e dos Sete Princípios de Empoderamento Feminino); membro fundador da Rede Empresarial de Inclusão Social (Reis); membro do Movimento pela Equidade Racial (Mover); do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+; e do Women on Board.
Sobre Needs – A Needs, marca de beleza e cuidados diários oferece soluções para cuidar da saúde de toda a família em todos os momentos de vida. Seu portfólio possui mais de 500 produtos, que passam pelo cuidado do bebê, higiene oral, produtos para pele, proteção solar, higiene diária, entre outros. Contribui para que as pessoas, o planeta e os negócios sejam cada dia mais saudáveis.
Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Saiba mais em www.unicef.org.br
Para conferir a matéria, acesse: https://www.paracomunica.com/post/campanha-da-needs-e-unicef-contribui-para-a-sa%C3%BAde-menstrual-em-comunidades-vulner%C3%A1veis-do-par%C3%A1