Parceiros Comerciais

Seu negócio na RD saúde

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A sustentabilidade é a ponte mais poderosa para nosso futuro juntos

Seja protagonista no movimento de integração de aspectos ambientais, sociais e de governança em nossa cadeia de parceiros comerciais.

Nosso propósito de contribuir para uma sociedade mais saudável só se transforma em realidade a partir das conexões que construímos.

Por isso, estabelecemos relações íntegras e transparentes com nossos parceiros comerciais, desenvolvendo seus negócios de forma responsável.
Queremos ser protagonistas no fortalecimento de nossa cadeia de suprimentos por meio do engajamento, elaboração e construção conjunta de soluções para os desafios ESG.

ESG: Entenda o conceito

ESG é uma sigla em inglês que significa environmental, social and governance, e diz respeito às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização.

A origem do termo ESG

O termo surgiu em 2004 a partir de uma provocação do secretário-geral da ONU, Kofi Annan a 50 CEOs de grandes instituições financeiras, sobre como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais.

Qual a importância das práticas ESG nas organizações?

Boas práticas ESG são uma indicação de solidez na gestão, melhor reputação e maior resiliência em meio às incertezas e vulnerabilidades do mercado, uma organização que atua de acordo com esses padrões amplia sua competitividade, reduz seus impactos negativos e maximiza seus impactos positivos.

A RD Saúde alinhou seus objetivos de sustentabilidade de forma estratégica

Pilares do programa

Etapas para se tornar um parceiro comercial RD Saúde

Interesse comercial

Tudo começa quando uma das áreas de negócio da RD Saúde inicia a solicitação de avaliação de um parceiro comercial, processo único ou para a realização de uma espécie de licitação.

Registro do parceiros comerciais

Momento em que a empresa participante do processo de contratação acessa a plataforma de gestão de parceiros comerciais para preencher seus dados cadastrais, responder aos questionários de compliance, bem como os termos de aceites dos compromissos com a RD Saúde.

Avaliação

ESG

Realizada pelo time de Governança de Parceiros Comerciais da RD Saúde, quando a empresa é classificada em categorias críticas ou não críticas, de acordo com seus impactos socioambientais e de compliance.

Treinamento onboarding

Nesta etapa o parceiro comercial realizará um treinamento no formato de EAD (Ensino a Distância) para conhecer as expectativas e compromissos da RD Saúde.

Auditoria presencial

Dependendo do segmento da empresa, o time de Governança de Parceiros Comerciais realizará uma auditoria presencial, com foco em práticas de ESG.

Conclusão do cadastro

Neste momento, após cumprirem com todas as etapas anteriores, o parceiro é cadastrado no sistema e se torna apto a iniciar a relação comercial com a RD Saúde.

Tire as suas dúvidas

O processo de cadastro de parceiros comerciais da RD Saúde incluiu 6 etapas, conforme abaixo:


  1. Interesse comercial: quando uma das áreas de negócio da RD Saúde inicia a solicitação de avaliação de um parceiro comercial ou um processo de BID (processo de compras com vários parceiros comerciais);

  2. Registro do parceiro comercial: momento em que a empresa acessa a plataforma de gestão de parceiros comerciais para preencher os seus dados cadastrais, responder aos questionários de compliance, bem como os termos de aceites dos compromissos com a RD Saúde.
a. Cadastro nos sistemas de homologação de parceiros comerciais (etapa realizada pelo parceiro comercial);
b. Preenchimento do questionário de ESG (etapa realizada pelo parceiro comercial);
c. Preenchimento dos questionários de compliance e aceite dos termos de compromisso da RD Saúde ((etapa realizada pelo parceiro comercial)

  3. Classificação dos parceiros comerciais entre categorias críticas e categorias não-críticas e avaliação das empresas de acordo com as práticas socioambientais e de governança (etapa realizada pelo time de Governança de parceiros comerciais da RD Saúde);

  4. Treinamento onboarding: nesta etapa o parceiro comercial realizará um treinamento no formato de EAD (Ensino a Distância) para conhecer as expectativas e compromissos da RD Saúde (etapa realizada pelo parceiro comercial);

  5. Auditoria presencial: dependendo do segmento da empresa, o time de Governança de parceiros comerciais da RD Saúde realizará uma auditoria presencial antes de dar continuidade no processo de cadastro. Auditoria com foco com nas práticas socioambientais e de governança;

  6. Conclusão do cadastro: neste momento, depois de cumprirem com todas as etapas anteriores, o parceiro comercial é cadastrado no nosso sistema e se torna apto a iniciar a relação comercial com a RD Saúde.

O processo de cadastro de um parceiro comercial leva em média 30 dias. A etapa de avaliação de fornecedores propriamente dita (etapa 6) leva até 7 dias, entretanto, este prazo pode ser ampliado caso a empresa não atinja os requisitos mínimos e/ou não envie as evidências necessárias que comprovem a regularidade de itens não-conformes.

Os documentos que devem ser enviados pelos parceiros comerciais no processo de cadastro dependerão do produto e/ou serviço comercializado, entretanto, existem documentos obrigatórios* para toda e qualquer empresa que queira ser uma parceira da RD Saúde:

  1. Cartão Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ
  2. Informação sobre Cadastro Nacional de Atividade Econômica – CNAE
  3. Inscrição Estadual
  4. Comprovante da Inscrição Municipal – Certidão ou Alvará de Funcionamento
  5. Inscrição de Optante pelo Simples Nacional
  6. Dados Bancário para Pagamento – Comprovante bancário
  7. Contrato Social (Comprovação dos Sócios – Responsáveis Legais)
  8. Ficha cadastral completa/simplificada ou Certidão de Inteiro Teor

*A lista de documentos não é exaustiva, e poderá passar por alteração sem prévio aviso.

Os documentos a serem preenchidos, além dos que precisam da concordância do parceiro comercial, são:

  1.  Aceite do Código de Conduta de Parceiros Comerciais da RD Saúde;
  2. Aceite do Código da Gente;
  3. Preenchimento do Termo de Compromisso;
  4. Preenchimento do formulário de Partes Relacionadas;
  5. Preenchimento do questionário de compliance, incluindo temas de conflito de interesse;
  6. Preenchimento do questionário de LGPD e Segurança da Informação;
  7. Preenchimento do questionário de ESG (aplicável aos parceiros comerciais de categorias críticas). Ressaltamos que de acordo com a atividade da empresa é possível que sejam solicitados documentos e compromissos específicos.

*A lista de documentos não é exaustiva, e poderá passar por alteração sem prévio aviso.

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