Recentes

Notícias
Henrique Hornos

Relatório de Transparência e Igualdade Salarial

Em cumprimento a Lei nº 14.611 de 4 de julho de 2023, a Portaria MTE Nº 3.714, e em linha com nosso compromisso com as melhores práticas de desenvolvimento, inclusão e diversidade, a RD Saúde apresenta aqui o Relatório do ano de 2022 de Transparência e Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens.

Ler notícia
Notícias
Mariana Silva Castro

RD-Raia Drogasil inaugura Centros de Distribuição na Região Norte

A RD-RaiaDrogasil, líder do varejo farmacêutico no país, aposta em uma estrutura logística descentralizada para abastecer as mais de 2900 farmácias em todo o Brasil. Com a inauguração dos novos Centros de Distribuição em Manaus e Benevides, a 30 quilômetros de Belém, a rede tem agora uma malha de 14 CDs distribuídos pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Ceará, Mato Grosso, Amazonas e Pará.

Ler notícia

Com alta de 55% nas vendas de marcas próprias, Raia Drogasil lança a 6ª delas, a mais focada em ESG

A unidade tem a Needs como a principal marca do portfolio e responsável por mais de 50% do faturamento

A Raia Drogasil está lançando a marca Natz e ampliando a sua estratégia de marcas próprias, unidade de negócios que deve fechar 2022 com crescimento de 55% em relação ao ano de 2021. A novidade chega ao mercado com um portfolio de 20 produtos naturais, reunindo de óleos essenciais, probióticos, sprays para garganta a própolis e mel.

Com preços que variam entre R$ 10 reais e R$ 100 reais, a Natz é a marca mais alinhada às práticas de sustentabilidade da empresa. A cadeia de produção utiliza papel 100% reciclado, monomateriais – com embalagem com alta reciclabilidade -, economia circular, os fornecedores usam energia renovável e obteve selo de reciclagem Eureciclo.

“Hoje, as marcas no mercado são mais especialistas e focadas em alguns segmentos como fibras ou própolis, e nós entendemos que faria sentido ter uma marca que fosse conhecida e pudesse atuar em diversas categorias de produtos, sempre utilizando ingredientes naturais e também olhando para a parte de sustentabilidade”, afirma Renata Mascarenhas, diretora de Marcas Próprias da RD.

A Natz também está inserida na proposta da Raia Drogasil de chegar em 2030 como a empresa que mais contribui para a saúde integral das pessoas. Até por isso, apesar de já entrar com o portfolio de 20 produtos, já a previsão de que novos comecem a ser agregados ao longo de 2023.

Como funciona o modelo de marcas próprias

A principal marca própria da empresa é a Needs, também a primeira a ser lançada ainda em 2010. Responde por mais de 65% dos 800 skus que a Raia Drogasil tem somando todas as cinco marcas do grupo e representa mais de 50% do faturamento total da unidade de negócios.

Ela nasceu oferecendo produtos mais básicos, como itens de primeiros socorros, soro e algodão, e hoje reúne de testes de gravidez a protetores solares, fraldas e sabonetes. Em 2019, ganhou também outra frente de atuação com o lançamento da linha vegana, a Needs by Vegan.

Diante da evolução da primeira marca, a companhia ampliou o modelo de negócios ao longo dos anos e entrou em outras categorias que têm força no ambiente das farmácias. Normalmente, os produtos chegam às gôndolas com preços entre 15% a 20% menores do que as marcas de referência no mercado.

Nutrigood, produtos funcionais e saudáveis; Raia/Drogasil,vitaminas e suplementos de perfis segmentados, Nutrigood, produtos funcionais e saudáveis, Triss, acessórios de beleza, Caretech, prevenção e monitoramento de saúde, e Le Pop, higiene e beleza, chegaram acompanhando esse movimento.

“Nós estamos crescendo mais do que a empresa e temos ganhado participação. Em soro e algodão, por exemplo, a gente tem mais de 50%”, afirma Mascarenhas. Os dados são relativos às vendas nos próprios canais da Raia Drogasil – farmácias, apps e sites -, que concentram as vendas das marcas próprias.

A empresa tem poucos itens sendo comercializados fora da rede e o foco é permanecer com atuação restrita ao seu próprio ecossistema.

“A gente consegue ter uma atratividade de preço maior, consegue focar muito em produtos que são do universo da farmácia e a gente acredita que tem bastante potencial de crescimento em expansão de categoria”, diz a executiva. Uma das estratégias, segundo ela, é entrar em categorias menos ‘comoditizadas’.

Atualmente, a Raia Drogasil tem nas farmácias o seu principal canal de vendas e fechou o terceiro trimestre com 2.620 unidades. Dos R$ 8 bilhões de receita bruta no período, alta de 22,3% em relação a semelhante período de 2021, só R$ 886,1 milhões vieram do digital.

Quem é responsável pela produção
O modelo foi construído com fornecedores, responsáveis pela fabricação de todos os produtos das marcas. Atualmente, são mais de 90 empresas que atuam em conjunto o time de 35 profissionais da unidade de negócios e ajudam a colocar os itens nas gôndolas.

Internamente, a Raia Drogasil mapeia as tendências e demandas de mercado, idealiza os produtos e os benefícios desejados. A partir daí, procura os potenciais fabricantes que ficam com a missão de transformar o projeto em fórmulas. Para a Natz, a companhia reuniu cinco fornecedores.

Para conferir a matéria completa, acesse: