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Cuidar da saúde
dos funcionários
da RDPessoas mais saudáveis
Cuidar da saúde integral dos nossos milhares de funcionários e funcionárias é, mais do que nunca, uma prioridade. Os desafios do nosso tempo requerem um cuidado holístico, entendendo corpo, mente e contexto social e ambiental como partes complementares do indivíduo.
Por isso, estamos desenvolvendo não só mecanismos para acompanhar os indicadores médicos das nossas equipes como também refinando os padrões nutricionais dos nossos refeitórios, estimulando a redução do sedentarismo e buscando tornar o ambiente de trabalho sempre mais saudável.
Metas pragmáticas até 2030:
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Reduzir em
50% os fatores de risco
dos funcionários acompanhados pelo programa de promoção de hábitos saudáveis da RD
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Ter um ambiente de trabalho percebido
como saudável
por pelo menos 80% dos funcionários (as)
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Reduzir significativamente
os afastamentos
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Oferecer para
100% dos funcionários
mapeados com doenças crônicas a oportunidade de participar de programas de saúde
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Oferecer orientação nutricional a
100% dos funcionários(as)
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2
Promover hábitos
saudáveis entre os
clientes da RDPessoas mais saudáveis
Queremos resgatar em nossa história a vocação de cuidar, indo além do conforto e do alívio da dor. A “nova farmácia” será um Hub de Saúde, onde nosso cliente encontrará uma oferta ampla de serviços de saúde e bem-estar, além de exames rápidos e orientações de especialistas nos nossos múltiplos canais de contato.
Com isso, nossa meta é contribuir com o desenvolvimento de hábitos mais saudáveis entre os mais de 40 milhões de pessoas impactadas pela RD. Por meio dos nossos canais digitais, vamos ajudá-los a monitorar os indicadores médicos e tirar dúvidas assim que surgirem.
Metas pragmáticas até 2030:
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Chegar a
100% dos clientes
cobertos por serviços farma e/ou health-hub*
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Chegar a
100% dos clientes
cobertos por lojas com farmacêuticos
coachs de saúde** -
Melhorar os
parâmetros de saúde
dos clientes conectados à plataforma de saúde
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Ampliar a base de clientes com
DNA Vida Saudável
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Monitorar e/ou eliminar
componentes considerados
controversos***100% dos nossos produtos cosméticos de marca própria
*Os chamados serviços farma são aqueles procedimentos de baixa complexidade oferecidos aos nossos clientes nas farmácias , como aferição de pressão arterial e glicemia e aplicação de vacinas. O conceito das lojas como Health Hub (ponto de saúde) considera as lojas que oferecem, além destes, um conjunto mais amplo de soluções em saúde, como teleorientação, acompanhamento nutricional, entre outros.
**O farmacêutico coach é o nosso profissional formado para um atendimento mais personalizado e mais orientado para a saúde do cliente.
***Os componentes controversos que foram priorizados para eliminação são: parabenos, triclosano e formaldeído. Os componentes que serão monitorados são: Sulfato, Silicone e Álcool Etílico -
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3
Promover saúde integral nas comunidades
Pessoas mais saudáveis
A RD já é hoje referência em ações voltadas a gerar impacto social positivo (saiba mais na aba “Investimento Social”, aqui ao lado). Mas temos consciência de que podemos contribuir ainda mais com o desafio de dar acesso a serviços de saúde para as populações mais vulneráveis.
Vamos ampliar o apoio a organizações não-governamentais que promovem a saúde integral em comunidades carentes de todo o país, não só com recursos financeiros, mas também com uma maior atuação de funcionários (as) como voluntários (as). Além disso, queremos que a nossa rede de Hubs de Saúde também atenda essas comunidades por meio dos seus diversos canais e oferta de serviços.
Metas pragmáticas até 2030:
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Atingir
3 milhões de pessoas
em situação de vulnerabilidade social nas ações de saúde integral
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Contar com
20% dos(as) funcionários(as)
RDcomo voluntários(as) ativos(as)
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Investir
1% do lucro
líquidoem projetos de promoção de saúde integral
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4
Incluir e empoderar
funcionários por meio da
promoção da diversidadeNegócios mais saudáveis
Equilibrar as oportunidades de crescimento profissional entre diferentes gêneros e raças e aumentar a participação de minorias historicamente excluídas no quadro de funcionários (as) são compromissos urgentes. Para a RD, promover a diversidade é mais do que cuidar do próximo: é tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo, representando a sociedade que servimos, de forma diversa e plural.
Nossa prioridade para esta década é aumentar a representatividade de grupos minorizados em nossos quadros e zelar pelo respeito em nosso ambiente de trabalho.Metas pragmáticas até 2030:
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Alcançar
equidade de gênero
em todos as categorias funcionais na matriz, nas
lojas e nos Centros de Distribuição (CDs) -
Ter representatividade
de ao menos50% de
negros(as)em posições de liderança
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Ter 6%
de PCDsno quadro de funcionários(as) em todas as operações,
com redução de turnover -
Dobrar a representatividade
de pessoas 50+ na RD, em relação a 2020
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Alcançar um ambiente
livre de discriminação
presenciada ou vivida em lojas, matriz e CDs (contra público PCDs, LGBTQIA+, negros, sêniores [mais de 60 anos] e mulheres)
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5
Ampliar oportunidades
de desenvolvimento
pessoal dos funcionáriosNegócios mais saudáveis
Temos orgulho de ser uma empresa que sempre apostou no crescimento profissional dos nossos talentos. Em 2020, mais de 3 mil funcionários (as) passaram por treinamentos, concedemos cerca de 500 bolsas de estudos e 100% dos (as) gerentes das nossas lojas foram promovidos (as) internamente. Queremos seguir crescendo e colaborando com um mundo melhor, por isso vamos investir ainda mais em oportunidades de desenvolvimento pessoal.
Nossa aposta principal é na educação, multiplicando os incentivos para nossos funcionários e funcionárias frequentarem cursos técnicos, superiores e de pós-graduação.
Metas pragmáticas até 2030:
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Impulsionar a formação de
7 mil profissionais
com incentivos da RD
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Alcançar
40 mil funcionários(as)
formados (as) em cursos de crescimento profissional
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Proporcionar
10 mil
oportunidadesde aumento de renda todos os anos
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6
Promover empoderamento
e diversidade entre
fornecedoresNegócios mais saudáveis
Não basta olhar para dentro de casa. Grandes redes, como a RD, movimentam enormes cadeias de fornecedores, que, muitas vezes, representam a marca em etapas sensíveis do negócio. Por isso, embora não tenhamos autonomia para mudar processos e políticas dentro de outras empresas, entendemos que é nosso papel impulsionar
requisitos mínimos de atendimento socioambiental e incentivar as melhores práticas em nossa cadeia.
Portanto, no nosso relacionamento com os parceiros, passamos a olhar além da eficiência e dos custos, valorizando a atenção aos critérios ESG.
Metas pragmáticas até 2030:
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Chegar a
100% dos fornecedores de categorias
críticasavaliados em relação a critérios ESG*
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Chegar a
100% dos fornecedores de categorias
críticascom metas ou indicadores
de diversidade* -
Atingir
100% dos pequenos
fornecedores regulares**treinados em gestão de negócios e sustentabilidade
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Oferecer treinamento em
gestão de negócios
e sustentabilidade para 100% de pequenos sellers ativos
* Os mais relevantes em termos de faturamento e os que atuam em etapas sensíveis da cadeia do ponto de vista socioambiental.
**Considera ao menos 1 pessoa em cada pequeno negócio. Definição de pequenos fornecedores são aquele com faturamento anual até R$ 4,8mi, com base na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. -
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7
Potencializar a economia
circular na cadeia de valor
da RDPlaneta mais saudável
O Brasil é um dos países que mais geram resíduos sólidos urbanos no mundo. E dados de 2018* dão conta de que reciclamos só 3% do lixo que geramos. Cerca de 45% são lançados em lixões, aterros precários ou nem sequer são coletados. O resto vai para aterros sanitários, que estão longe de resolver o problema.
*fonte: Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe)
O ideal é criar condições para a economia circular, ou seja, uma cadeia de produção em que o descarte praticamente não acontece, porque tudo é reaproveitado ou destinado com o devido cuidado. Há muito a percorrer nesse tema, mas acreditamos que podemos zerar a utilização de aterros ainda nesta década.
Metas pragmáticas até 2030:
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Chegar a
100% de cobertura
para coleta de resíduos medicamentosos até 2025, com aumento de volume coletado
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Zerar o uso de aterros
operações (matriz, lojas e centros de distribuição)*
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Ter 40% de produtos
de marca própria com embalagens consideradas ecoeficientes**
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Chegar a
100% de lojas
com soluções de redução de consumo de embalagens terciárias implantadas (nas lojas e nas entregas em domicílio)***
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Liderar um
projeto
de economia circularcom articulação setorial
*Não considera resíduos medicamentosos dos pontos de coleta, que atualmente são encaminhados para incineração de acordo com a legislação pertinente. Em relação aos resíduos de obra, considera os municípios onde existam disposições legais adequadas para a destinação final dos resíduos de construção civil e os municípios onde existam cooperativas de reciclagem para esses tipos de resíduos.
** Embalagens ecoficientes são: embalagens com redução de, no mínimo, 50% de peso em relação à embalagem regular e/ou embalagens com 50% de material reciclado pós consumo e/ou embalagens com 50% de material renovável não celulósico em sua composição, desde que não apresentem aumento de massa.
*** embalagens de transporte, como sacolas de plásticos e caixas de papelão. -
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Contribuir com a
neutralidade global
de carbonoPlaneta mais saudável
Em 2015, 195 países, incluindo o Brasil, assinaram um acordo em que se comprometem a reduzir suas emissões de gases do efeito estufa em quantidade suficiente para diminuir o ritmo de aquecimento do planeta. Para o plano funcionar, é preciso que cada empresa e cada cidadão deem a sua contribuição.
Nosso plano é cumprir a nossa parte rumo a uma economia de baixo carbono, incentivando ações de eficiência energética, e ir além, compensando mais emissões do que geramos, afinal entendemos que uma empresa orientada à saúde integral tem papel fundamental na busca da neutralidade global de carbono.
Metas pragmáticas até 2030:
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Reduzir as emissões absolutas
de GEE (escopo 1 e 2) dentro do patamar abaixo de 1,5ºC, tendo como ano-base 2020*
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Reduzir as emissões relativas
de GEE/ m² loja (escopos 1 e 2) dentro do patamar abaixo de 2ºC, tendo como ano-base 2020**
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Chegar a
115% das emissões
de GEE (escopo 1, 2 e 3) compensadas em 2030, tendo como ano-base 2020
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Chegar a
90% das unidades próprias
abastecidas com energia renovável
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Ter
30% dos fornecedores de categorias críticas
com ações de redução e compensação de emissões de GEE
* Para o patamar de 1,5°C, as emissões antrópicas líquidas globais de CO2 declinam em torno de 45% em relação aos níveis de 2010 até 2030 (intervalo interquartílico entre 40–60%) – IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.
** Para limitar o aquecimento global a menos de 2°C, projeta-se que as emissões de CO2 diminuam cerca de 20% até 2030 na maioria das trajetórias.
GEE: Gases de Efeito Estufa -