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Henrique Hornos

Relatório de Transparência e Igualdade Salarial

Em cumprimento a Lei nº 14.611 de 4 de julho de 2023, a Portaria MTE Nº 3.714, e em linha com nosso compromisso com as melhores práticas de desenvolvimento, inclusão e diversidade, a RD Saúde apresenta aqui o Relatório do ano de 2022 de Transparência e Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens.

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Mariana Silva Castro

RD-Raia Drogasil inaugura Centros de Distribuição na Região Norte

A RD-RaiaDrogasil, líder do varejo farmacêutico no país, aposta em uma estrutura logística descentralizada para abastecer as mais de 2900 farmácias em todo o Brasil. Com a inauguração dos novos Centros de Distribuição em Manaus e Benevides, a 30 quilômetros de Belém, a rede tem agora uma malha de 14 CDs distribuídos pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Ceará, Mato Grosso, Amazonas e Pará.

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Magalu, Via, Americanas e RaiaDrogasil estão entre as maiores varejistas do mundo

Quatro redes varejistas do Brasil estão entre as 250 maiores do mundo: Magazine Luiza (195ª posição), Via (196ª), Lojas Americanas (247ª) e Raia Drogasil (249ª). O levantamento “Os Poderosos do Varejo Global 2022” foi realizado pela Deloitte com base em dados públicos disponíveis e analisa o desempenho em diferentes regiões e setores de produtos.

A receita gerada pelas empresas brasileiras, juntas, foi de US$ 19,5 bilhões no ano fiscal de 2020, encerrado em junho do ano passado; nesse quesito, a Magazine Luiza registrou um crescimento de 46,2% e um aumento de 122,6% das vendas pela internet.

“A presença, por mais um ano, de quatro grandes varejistas brasileiras no ranking, mostra a competitividade do setor no Brasil. Os números desta edição mostram que um bom planejamento de digitalização e comércio eletrônico permitiu que essas organizações continuassem a prosperar mesmo diante de um cenário de maior incerteza por conta da pandemia. Os investimentos constantes na transformação digital poderão permitir que 2022 seja um ano de maior otimismo para o setor”, analisa o sócio-líder de Consumer Business da Deloitte, Ricardo Balkins.

Top 10 tem 7 americanas

Walmart, Amazon e Cotsco lideram o ranking das maiores varejistas do mundo, ocupando, respectivamente, a primeira, segunda e terceira posições. Entre as companhias norte-americanas da lista, estão: The Home Depot (5º), Kroger. (6º), Walgreens (7º) e Target (10º).
A receita mínima para uma empresa entrar no Top 250 no ranking é de US$ 4,1 bilhões, acima dos US$ 4 bilhões do ano anterior, com o tamanho médio da empresa aumentando de US$ 19,4 bilhões para US$ 20,4 bilhões.

“Embora tenhamos entrado em 2022 com alguns ventos contrários muito sérios – inflação, escassez de mão de obra, interrupção da cadeia de suprimentos, um vírus ressurgindo -, os varejistas agora têm motivos para serem otimistas”, destaca a economista-chefe global da Deloitte, Ira Kalish. “As principais economias provavelmente crescerão este ano, espera-se que os consumidores tenham mais dinheiro e o comércio e o investimento transfronteiriço continuarão em ritmo acelerado.”

Comparado aos países da América Latina, o Brasil fica atrás apenas do México no número de empresas listadas; o País tem cinco organizações no ranking, o Brasil tem quatro, e o Chile conta com duas empresas na lista.

As 11 varejistas da América Latina registraram o maior crescimento (7,4%) de receita de varejo (taxa de crescimento anual composta) em cinco anos e o segundo maior crescimento ano a ano (5,2%). As quatro varejistas brasileiras registraram crescimento de dois dígitos nas receitas no ano fiscal de 2020. O Brasil desponta, ainda, como 8º lugar entre os 50 países de crescimento mais rápido – com média de 22,8% de taxa de crescimento anual composta e 31,2% no crescimento ano a ano.

Perspectiva global

Além de identificar as 250 maiores varejistas do mundo, o relatório, que chega a sua 25ª edição, analisa as 50 de crescimento mais rápido, destaca os novos participantes do Top 250 e fornece uma perspectiva econômica global.

A pesquisa conclui que a pandemia da covid-19 impulsionou o crescimento das varejistas em um ritmo mais rápido do que no ano anterior. À medida que os hábitos dos consumidores foram mudando por conta da pandemia, especialmente ao ficarem mais em casa, o comércio eletrônico teve um forte crescimento.

As varejistas de alimentos e bebidas, por exemplo, aumentaram suas vendas, e outros setores, como aqueles ligados à reforma de casas, também se beneficiaram desse comportamento, que compensou a queda em outros mercados, como o de luxo e hoteleiro.
Com mais da metade (55%) dos consumidores afirmando que compraram um produto ou serviço sustentável no período, o relatório deste ano também analisa como os varejistas em todo o mundo estão lidando com o crescimento sustentável e responsável.
A maioria dos varejistas no Top 250 delineou seus compromissos ambientais, sociais e de governança (ESG, sigla em inglês para sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa) e está publicando métricas relacionadas à temática ESG. As credenciais de sustentabilidade de seus produtos, bem como sua marca geral, são uma parte essencial da estratégia de negócios dos varejistas, respondendo às preocupações dos clientes millennials e da Geração Z.

Para conferir a matéria, acesse: Magalu, Via, Americanas e RaiaDrogasil estão entre as maiores varejistas do mundo – Mercado&Consumo (mercadoeconsumo.com.br)