Recentes

RaiaDrogasil avança na reciclagem de resíduos de construção civil de suas farmácias

Cumprindo os compromissos de sua estratégia de sustentabilidade, a empresa faz gestão dos resíduos gerados em obras de novas filiais

Como parte do compromisso de se tornar uma empresa “zero aterro” até 2030, a RD-RaiaDrogasil definiu, em 2021, que também avançaria na gestão dos resíduos de construção gerados nas obras de construções de novas filiais. A rede construiu 260 novas farmácias em 2022 e anunciou a abertura de mais 260 novas filias por ano até 2025, além da reforma de 200 filiais e da conclusão de uma ampla modernização da matriz administrativa, em São Paulo, iniciada em 2020, somada a inauguração do 12º. Centro de Distribuição da rede, em Cuiabá (MT).

Por este motivo o assunto tem sido de grande relevância para o grupo. Uma expansão ampla e acelerada causa impactos e a RD busca soluções para mitigar os efeitos das construções de suas unidades.

Em 2022, a área de Engenharia da rede de farmácias juntou-se à Trashin, startup especializada na economia circular da gestão de resíduos, para estruturar um projeto que, do ponto de vista ambiental, além de promover a melhor destinação para os resíduos gerados nas obras da companhia, também gerasse um impacto social positivo nas regiões das obras. Esse impacto é possível, por meio do trabalho das cooperativas de reciclagem envolvidas e de todo o processo logístico neutralizando as emissões de CO2.

Além dessa frente, a empresa investiu na capacitação dos fornecedores e das construtoras parceiras, com palestras e workshops liderados pela Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon), que representa e lidera o setor no Brasil.

Como resultado, em 2022, as obras de 40 novas farmácias da RD tiveram seus resíduos reciclados graças aos esforços combinados das construtoras parceiras e da Trashin. “Conseguimos impactar sete cooperativas de reciclagem, gerando renda para os cooperados e para a população local a partir dos resíduos coletados”, afirma Rafael Dutra, Diretor de Operações da Trashin.

Em 2023, a meta é crescer e amadurecer ainda mais o projeto, visando alcançar 20% do total de obras da companhia (em torno de 100 filiais). “Desse modo, seguimos firmes e confiantes no compromisso de alcançar o modelo ‘zero aterro’ até 2030”, conclui Milton Lopes Alvim, Diretor de Patrimônio da RD.

Para conferir a matéria completa, acesse: https://neomondo.org.br/2023/03/28/raiadrogasil-avanca-na-reciclagem-de-residuos-de-construcao-civil-de-suas-farmacias